A Evolução dos Sistemas Anti-Incrustante

 

O aço deve estar livre de qualquer substância corrosiva (ferrugem, gordura e impurezas) e só é possível com o lixamento total (AS 2.5) (tabela).

 

 
PRÉ-TRATAMENTO
APLICAÇÃO DO PRIMER
 
Como remover as camadas anteriores de tinta?
Como obter desengraxamento e ancoragem?
O que deve ser iliminado?
O que será obtido
 
Qual é a função do Primer?
Espessura 1(um) 1 de mão apenas
Vetroresina GRP
Cortador de tintas / Lixa
Limpador anti-silicone / Leve lixamento / Remoção do pó
Gordura / Silicone
Ancoragem
15
Madeira
Cortador de tintas / Lixa / Fogo
Leve lixamento / Remoção do pó
Impurezas Colas / Resinas
Impregnação
Penetração total ( 2 demão)
Aço
Cortador de tintas / Lixa / Fogo
Jateamento AS 25 ou (areia grossa) Lixamento por disco lixa / Limpeza Limpadores / Agentes
Impurezas ferrugem / Impurezas
Anti-corrosão
30/50
Liga Leve
Cortador de tintas / Lixa
Desingraxantes / Lixa / Lixamento por disco / Jateamento (baixa pressão, areia fina) Limpeza
Ferrugem / Impurezas
Anti-corrosão
30/50
Chumbo / Bronze
Escovamento / Lixa
Fogo / Lixamento por disco lixa / Escovamento / Limpeza
Ferrugem / Impurezas
Anti-corrosão
30/50

 

Apenas quando isso não for possível é que se pode fazer o lixamento com disco (discos grandes). Os pontos soldados devem ser lixados, também com disco.

 

Depois do pré-tratamento do casco deve-se cobri-lo, imediatamente, com o primer. A aplicação de primer no ferro é bastante importante e pode ocorrer mesmo durante o processo de lixamento. O processo de ferrugem começa imediatamente (dentro de 30') e, assim, não se deve deixar passar muito tempo. O melhor primer é o epóxi dois-componentes que deve ser aplicado em uma demão (30-50 mm). Este produto é tolerante, mas exige lixamento. Quando a qualidade do pré-tratamento é pouca (lixamento e escovamento) é melhor aplicar um primer de pior qualidade que embora seja menos corrosivo será mais apropriado para um pré-tratamento de qualidade inferior. Este ciclo de um-componente é feito em cantoneiras, mas é comumente usado em barcos de trabalho. Também, existem produtos de epóxi muito mais tolerantes. Assim, em caso de pré-tratamento de pouca qualidade, é possível ir adiante com o ciclo usado para os barcos de pesca: 4 camadas de epóxi dois-componentes - 200 mm - taxa de produção 1,5 m2 /lt.

 

Vamos voltar ao ciclo básico e depois de aplicar o primer acima mencionado, ele deve ser coberto com outras demãos (150 mm) até um total de 4 demãos de primer e selante (200 mm). Ao contrário, se o ciclo de um-componente for feito, a aplicação do primer deve ser seguida por outras 4 sub-camadas (200 mm - taxa de produção 2m2 /lt. O aço também precisa ser preenchido com preenchedor epóxi em todo o ciclo epóxi. Aplique o superficiador depois da primeira demão de primer e, então, cubra com outras tintas. O preenchedor deve ser lixado adequadamente - ele também oferecerá uma cobertura parcialmente catódica. O preenchedor jamais deve ser aplicado entre as demãos do selante de um-componente e, se necessário, é melhor aplicá-lo diretamente na superfície e, então aplicar as demãos de selante de um-componente. Claro que esta aplicação direta é possível apenas em pequenas áreas ( 5 - 10 cm2 ). Depois da fase de proteção (selante de um-componente ou dois-comonentes) é aplicado o cobre antiincrustante (100/120 mm, 2/3 demãos). Na superfície exterior, depois do lixamento, o primer de dois-componentes é aplicado (150 mm - 3 demãos - m2 /lt) e, dpois, o esmalte de dois_componentes (80 mm - 2 demãos) e, mais tarde, o esmalte oceânico (80mm - demãos - 5 m2 /lt, taxa de produção).

 

O que acontece se o barco já foi pintado?

 

Deve-se testar a qualidade do selante previamente aplicado. Lixa a parte exterior e remova qualquer tinta antiincrustante mais velha ou lixe-a muito bem. Se o ferro for recoberto, será necessário começar, mais uma vez, desde o início ou o ciclo é iniciado novamente até as partes removíveis. Cuide das partes de zinco que não devem ser pintadas, mas dve ser livrada de oxidação antes do lançamento ao mar do barco. Um caso especial é o aço inoxidável, que não deve ser pintado. Existem várias partes feitas de aço inoxidável que devem receber selante primer epóxi de dois-componentes e, depois, devem ser pintados com tinta antiincrustante (mesmo apenas um parafuso de liga leve não é permitido, ele causaria correntes galvânicas). Um outro problemas pode ser a capacidade de aderência já que o aço inoxidável é liso e a rugosidade só pode ser conseguida com o sentido cruzado e, portanto, difícil de se obter (polimento, lixamento).

 

Promar Tintas Náuticas - Av. Anita Garibaldi, 1223 Curitiba - PR - Fone: 41 - 3254-1502