A Evolução dos Sistemas Anti-Incrustante

 

Existe apenas o ciclo de dois-componentes porque o substrato é muito frágil e deve-se fazer a melhor proteção possível (tabela).

 

 
PRÉ-TRATAMENTO
APLICAÇÃO DO PRIMER
 
Como remover as camadas anteriores de tinta?
Como obter desengraxamento e ancoragem?
O que deve ser iliminado?
O que será obtido
 
Qual é a função do Primer?
Espessura 1(um) 1 de mão apenas
Vetroresina GRP
Cortador de tintas / Lixa
Limpador anti-silicone / Leve lixamento / Remoção do pó
Gordura / Silicone
Ancoragem
15
Madeira
Cortador de tintas / Lixa / Fogo
Leve lixamento / Remoção do pó
Impurezas Colas / Resinas
Impregnação
Penetração total ( 2 demão)
Aço
Cortador de tintas / Lixa / Fogo
Jateamento AS 25 ou (areia grossa) Lixamento por disco lixa / Limpeza Limpadores / Agentes
Impurezas ferrugem / Impurezas
Anti-corrosão
30/50
Liga Leve
Cortador de tintas / Lixa
Desingraxantes / Lixa / Lixamento por disco / Jateamento (baixa pressão, areia fina) Limpeza
Ferrugem / Impurezas
Anti-corrosão
30/50
Chumbo / Bronze
Escovamento / Lixa
Fogo / Lixamento por disco lixa / Escovamento / Limpeza
Ferrugem / Impurezas
Anti-corrosão
30/50

 

Deve-se remover todas as substâncias residuais, ferrugem e corrosão. Deve-se limpar com desengordurante seguido por jateamento (usar areia fina) ou lixamento vigoroso por disco ou lixa manual. Também, neste caso, a aplicação do primer deve ser executada imediatamente para evitar a formação inicial de oxidação (30'). No casco, depois da aplicação do primer (50 mm - taxa de proteção = 6 m2 /lt), as seguintes 3 demãos serão aplicadas para compor um total de 200 mm e, finalmente, para evitar correntes galvânicas, a tinta antiincrustante sem cobre é aplicada (120 - 3 demãos). No exterior, depois do selante epóxi (100 mm - 2 demãos_ aplica-se o esmalte de dois-componentes. A proteção catódica do casco pode ser parcialmente dada pelo preenchedor. Ele é sempre exigido para o alumínio, para nivelar a superfície intrinsecamente ondulada desde substrato. Deve ser aplicado depois da primeria demão de selante. Então, deve ser lixado e recoberto com as demãos seguintes de selante. Sempre use o preenchedor de epóxi. Cuidado: partes em zinco não devem ser pintadas e devem ser desoxidadas antes do lançamento ao mar.

 

O que acontece se o barco já tiver sido pintado?

 

Se o barco for reabilitado deve-se fazer o ciclo completo ou iniciado nas, partes removíveis. Verificando sempre a qualidade de substratos já existentes. A eliminação da tinta antiincrustante anterior e a nova apliacação (mais uuma vez sem oxidação de cobre).

 

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