A Evolução dos Sistemas Anti-Incrustante

 

PROBLEMA
CAUSA
SOLUÇÃO
Bolhas
A tinta prendeu bolhas de ar durante mistura e diluição. Em madeira úmida não protegida, a evaporação. de umidade da madeira ou respiro da resina.
Deixe a tinta "descansar" na lata antes de reiniciar a aplicação , ou antes de verte-la em uma bandeja. Aplique uma ou mais camadas de esmalte altamente refinado - 30% para que ele penetre na madeira.
Bolhas (pequenas como cabeças de alfinete) em toda a camada de tinta
Tarefa feita sob o sol ou em superfície muito úmida.
Se as bolhas não desaparecerem durante o processo de secagem, remova-as com lixa e reaplique o produto em condições mais amenas protejendo a superfície da luz do sol.
Tinta desliza
A superfície está engordurada. A superície está poluída com silicone, cera ou resíduos de outros produtos antiadesivos
Enxágüe com um agente limpante e uma esponja abrasiva. Na camada de gel , lave com o limpante e use a sob-demão recomendada pelo fabricante.
Tinta descai
Diluição muito alta do produto. Aplicação de uma demão muito grossa. Temperatura muito baixa desacelerou o processo de evaporação do solvente
Aplique uma demão mais grossa. Dilua um pouco com espessura menor por camada. Evite aplicação de tintas monocomponentes em temperaturas abaixo de 7graus centigrados e bicomponentes abaixo de 15 graus centigrados
Efeito "Pé de Galinha" para enrugamento (esmalte)
Aplicação de um produto muito "fino" como um primer ou um selante na superfície, ou aplicação de um bicomponente ou monocomponente. Secagem insuficiente no selante.
Lixe ou descasque até a superfície. Espere pela total cura e cubra novamente. Se ocorrer novamente o ciclo deve ser removido e repetido de maneira apropriada.
Secagem lenta
Em produtos de dois-componentes, dosagem errada de endurecedor. Coeficiente de umidade na absorção do endurecedor. Em produtos de monocomponente, degradação dos secantes. Aplicação em temperaturas muito baixas. Uso de thinner errado.
Verifique as instruções e dosagem. Abra as latas apenas quando for misturar e aplicar. Verificar data de fabricação. Verifique as instruções: temperatura mínima de aplicação e cuide para que estes limites não sejam ultrapassados durante o processo de polimerização (considere, também, a temperatura noturna). Verifiqueas especificações do thinner.
Tinta anti-incrustante não funciona
Em todo o casco. Está descascando porque foi aplicado em quantidade insuficiente. Algumas vezes a imersão em água poluída cessa o efeito de alguns agentes anti-incrustantes. Diluições muito altas ou porque a tinta anti-incrustante foi muito espalhada pelo pincel ou rolo. Na linha d'água. Linha d'água muito baixa de maneira que qualquer parte tratada com esmalte gel-coberto fica sob a água; desgaste na linha d'água porque os óleos minerais do oceano e/ou muitas lavagens atingiram a área. Ná hélice e peças de metal. Ocorre, principalmente, porque a aderência falha em razão de limpeza insuficiente. Aplicação em materiais muito difíceis (aço, inox, ligas para hélices). Correntes fortes, proteção catódica alta, causando reações químicas entre alguns elementos da tinta.
Leia as especificações de quantidade na tabela e compre a quantidade necessária. Entre em contato com o departamento técnico do fabricante. Aplique duas camadas "gordas" e não ultrapasse os coeficientes de rendimento recomendados. Todos estes problemas são resolvidos com a aplicação de esmalte antiincrustante na área da linha d'água até 20cm acima, pelo menos. Um esmalte antiincrustante que não dissolva, resista aos óleos minerais e outros agentes poluentes e as freqüentes operações de lavagem. Ela contém elementos contra algas - que são os microorganismos mais agressivos nesta região. A limpeza deve ser criteriosa, veja o padrão e siga as instruções. Por exemplo, para desengordurar não use solventes. mas líquidos limpantes e enxágüe com água em abundância. Em alguns casos o problema é resolvido usando um primer com dois-componentes.Verifique os anodos ou use um primer com dois componentes e um ciclo espesso para selar o metal.

 

Promar Tintas Náuticas - Av. Anita Garibaldi, 1223 Curitiba - PR - Fone: 41 - 3254-1502