A Evolução dos Sistemas Anti-Incrustante

 

Primer - assim que o primer tenha sido aplicado, o substrato deve ser protegido da ação do mar e de agentes de tempo, com selador ou proteção de subcamada. Ele é caracterizado por seu alto nível de espessura (200 mm), pois pode agir como selante antes da aplicação de acabamento. Ele é necessário em ferro, madeira e alumínio, enquanto que em materiais plásticos, após o primer, a tinta antiincrustante pode ser aplicada no casco da embarcação e no motor de popa. O esmalte de dois-componentes é aplicado diretamente sem primer. O selante pode ser de um ou de dois-componentes. A diferença entre os dois é apresentada na tabela:

 

Sistema Bicomponente - Excelente desempenho - resistência química (abrasão) e mecânica - Alto poder anticorrosivo e selante - Durabilidade (mínimo de 5 anos) - Alto custo - Aplicação difícil - Jateamento de areia no aço - temperatura de aplicação 10-30 C - Recobertura ( 20C de 12 a 48 horas) - Seca através de reação química - malha base/catalisador - Lançamento em 7 dias - Não recomendado para madeira flexível.

Sistema Monocomponente - Bom desempenho - Boas propriedades anticorrosivas - Excelente selante (para tintas antiincrustrantes) - Menos durável (máximo de 5 anos) - Baixo custo - Aplicação fácil - Jateamento de areia no aço / lixamento por disco/lixa e escovamento - Temperatura de aplicacção 5-30C - Seca por evaporação - Lançamento em 1 ou 2 dias - Não recomendado para madeira flexível

 

A tabela mostra rapidamente que os sistema de um-componente oferece menor proteção, porém é mais fácil e não apresenta problemas na aplicação de re-acabamento. Por outro lado, o selante de dois-componentes é mais eficiente, porém mais difícil quando da aplicação.

 

Preenchimento - É usado para nivelar superfícies. No casco, apenas preenchimento epóxi devem ser usado. São aplicados após a primeira demão de selante e em seguida são aplicadas as demais demãos. É preciso lixar as demãos apropriadamente. Não os use com camadas de um-componente. A aplicação imediata no substrato deve ser evitada, ou então feita apenas em superfícies pequenas (5 cm2 ). No caso de haver necessidade de aplicação de preenchimento com selantes de um componente, é preferível aplicar diretamente no substrato e revestir com selante e nunca entre camadas de selante (a superfície a ser revestida deve ter 5 cm2).

 

Acabamento - Após a aplicação de selante, é a vez do esmalte na parte externa e da tinta antiincrustante no casco, sempre tendo em vista as compatibilidades que podem ser resumida em aplicação do mesmo tipo de antiincrustante(autobrilho em autobrilho e camada dura em camada dura) e esmaltes / seladores de dois-componentes; e os de um-componente com os de um-componente.

 

 

Promar Tintas Náuticas - Av. Anita Garibaldi, 1223 Curitiba - PR - Fone: 41 - 3254-1502