A Evolução dos Sistemas Anti-Incrustante

 

Existem três processos incrustantes distintos, cada um com suas características e preferências próprias.

 

D 1)Animal - a incrustação animal, como crustáceos, liberam milhões de larvas 'jovens' microscópicas na água ao redor. Como os nutrientes que precisam para se desenvolver plenamente ficam suspensos na água, estes pequenos animais têm dificuldade para se alimentar e, assim, procuram por objetos estáticos. Como a maioria dos barcos permanece estática por pelo menos 90% do tempo que flutuam, são extremamente convenientes.

 

2)Alga - as algas podem ocorrer nas mais variadas formas. Os objetos estáticos atrairão algas marinhas comuns, muitas simplesmente se desprendem do casco quando o barco é colocado em movimento. Porém, algumas algas como a 'alga marrom' são mais resistentes e podem agüentar velocidades bastante altas dentro da água.

 

3)Limo - o limo é outra forma importante de incrustante e apresenta uma formidável resistência aos produtos químicos antiincrustantes. O limo é causado por bilhões de algas unicelulares que produzem um meio viscoso no qual se instalam. É comum como incrustação e uma vez estabelecido o limo é bastante ideal para assentamento de outras algas. Assim, camadas e camadas de limo podem crescer, umas sobre as outras, formando um tapete espesso na superfície do casco que permanecerá mesmo com todo o movimento da água.

Processo Incrustativo

 

Promar Tintas Náuticas - Av. Anita Garibaldi, 1223 Curitiba - PR - Fone: 41 - 3254-1502