A Evolução dos Sistemas Anti-Incrustante

 

Depois que a incrustação se instala no casco de uma embarcação, se espalha rapidamente 'colonizando' a superfície. Portanto, a prevenção é melhor que o tratamento. Existem razões importantes para se evitar que um casco passe a ser um local de alimentação para incrustações:

 

1)Segurança - o crescimento acentuado de incrustações reduz a resposta da embarcação como também potencialmente faz com que ela se assente mais profundamente na água do que o esperado. Isto traz implicações óbvias em testes com diferentes condições climáticas.

 

2)Proteção - o crescimento prolongado de certos tipos de incrustantes pode danificar o substrato do casco. Por exemplo, as colas usadas para grudar os organismos ao casco podem danificar a madeira e a fibra de vidro.

 

3)Velocidade e eficiência - as incrustações causam arrasto (resistência) que, além de diminuir a velocidade da embarcação, aumenta as contas com combustível. Em embarcações com motor, especialmente, o consumo de combustível aumenta com o crescimento das incrustações, a velocidade reduz e os barcos com itinerário planejado deixam de cumprir suas metas. Para iates isto pode ser a diferença entre ganhar ou perder a competição.

 

Promar Tintas Náuticas - Av. Anita Garibaldi, 1223 Curitiba - PR - Fone: 41 - 3254-1502