A Evolução dos Sistemas Anti-Incrustante

 

Um antiincrustante é a combinação de quatro ingredientes básicos:  

 

1)Biócito - o componente ativo que repele as incrustações.

 

2)Resina - o componente que une o produto e forma a película que encobrirá a superfície, ditando o tipo de antiincrustante atingido.

 

3)Solvente - é o elemento que dita as características de aplicação, fluxo e velocidade de secagem.

 

4)Pigmento - é o elemento que oferece a cor e a espessura do antiincrustante.

 

A mistura bem sucedida destes quatro ingredientes dita a efetividade do antiincrustante. Os ingredientes de maior qualidade são usados para atingir o melhor desempenho disponível para qualquer fornecedor de tintas marinhas. Na escolha do biócito que será usado, deve-se levar em consideração sua efetividade, impacto ambiental e a legislação governamental que rege o assunto. Este componente também é controlado em relação a Saúde e Segurança, consistência da qualidade, compatibilidade e custo antes de ser adicionado a um produto antiincrustante e é testado em relação ao seu desempenho.

 

Precaução:

 

O biócito mais comum (geralmente usado em combinação com um intensificador) é o cobre. Cuidados precisam ser tomados quando antiincrustantes a base de cobre forem usados em superfícies de alumínio já que ocorrera erosão se o produto errado for usado. Certifique-se que o antiincrustante escolhido é compatível com o alumínio, que as recomendações de preparação e os avisos impressos na embalagem sejam rigorosamente cumpridos.

 

Promar Tintas Náuticas - Av. Anita Garibaldi, 1223 Curitiba - PR - Fone: 41 - 3254-1502