A Evolução dos Sistemas Anti-Incrustante

 

O tipo de antiincrustante é ditado pela qualidade, combinação, quantidade e tipo de resina usada. Existem, atualmente, dois tipos de antiincrustante - corrosivo e duro.

 

Corrosivos

 

Este tipo de antiincrustante é parcialmente solúvel e, assim, na medida em que a água passa pelo casco pintado, sua ação gradualmente reduz a espessura do antiincrustante de maneira regular. Isto resulta em uma camada sempre fresca de biócitos exposta a água e às incrustações durante toda a estação. Por esta razão, este tipo de antiincrustante tem a capacidade de agir em áreas altamente desafiadoras.

 

A redução da espessura da película apresenta outras vantagens. A espessura mínima da película no final da estação reduz a necessidade de manutenção e preparação quando for hora de aplicar a nova camada antiincrustante. Porém, a natureza corrosiva deste tipo de antiincrustante não é apropriada para barcos a motor de alta velocidade, cuja ação contra água reduzirá a espessura da película muito rapidamente, deixando o casco desprotegido já no meio da estação.

 

Duros

 

O termo técnico para este tipo de antiincrustante é "lixiviação de contato". Depois da aplicação, a película seca e torna-se uma superfície dura, brunível e porosa. A película é cheia de biócitos que, por lixiviação, no contato com a água previnem qualquer crescimento de incrustações. O processo de lixiviação foi quimicamente concebido para liberação controlada, durante toda estação, até que a maior parte dos biócitos tenha sido liberada e permaneça apenas a película dura.

 

Um dos principais benefícios deste tipo de antiincrustante é sua resistência a abrasão e ao atrito. É ideal para barcos e navios a motor atracados em ancoradouros de lama seca ou áreas de movimento rápido de maré, alguns donos de iates de corrida gostam de alisar seus cascos polindo-os com papel seco e molhado antes de lança-los, o que pode ser altamente bem sucedido com tipos de anti-incrustantes duros.

 

Uma desvantagem dos produtos duros é a formação de antiincrustante residual que pode ocorrer se a superfície não for apropriadamente raspada antes das novas aplicações a cada estação.

Processo Incrustativo
Processo Incrustativo

 

Promar Tintas Náuticas - Av. Anita Garibaldi, 1223 Curitiba - PR - Fone: 41 - 3254-1502