A Evolução dos Sistemas Anti-Incrustante

 

Obtenção da cor correta:

 

Todos os antiincrustantes mudam um pouco a cor quando são imersos. Assim, não se surpreenda quando terminar o trabalho e perceber que a cor não é exatamente aquela que você esperava. A cor verdadeira vai fixar-se logo após o lançamento do barco. Esta mudança de cor é causada pelos componentes de cobre do antiincrustante que se misturam com dificuldade com os pigmentos. Ao logo da linha de marca de água você, com freqüência, notará que o antiincrustante parece sujo e pode até tornar-se verde. Isto ocorre principalmente em razão da reação entre a tinta e o oxigênio, formando oxido de cobre. Usando MPX na linha da marca da água pode-se prevenir, às vezes, este problema; embora possam ser necessárias limpezas periódicas para prevenir o crescimento de incrustações em áreas de presença de grande vegetação marinha. Ao aplicar uma faixa de linha d'água, o antiincrustante não deve ser aplicado sobre o acabamento da borda.

 

Hélices Propulsoras, bordas afora e propulsão de Popa:

 

A maioria destas áreas em alumínio ou no casco das hélices e engrenagens de popa em bronze. Não sofrem problemas de reação com o uso de produtos que contenham cobre em superfícies de bronze. Porém, é importante assegurar uma boa preparação para que o antiincrustante realmente se fixe durante o período de uso. As hélices propulsoras, bordas afora e propulsão de popa são problemáticas para se pintar com a maioria dos produtos que contenham cobre. Assim, é importante verificar a compatibilidade do antiincrustante escolhido. Mais uma vez, uma boa preparação vai ajudar a maximizar a vida útil do produto. Em razão das altas velocidades atingidas pelas hélices, os antiincrustantes duros são os únicos que podem ser usados nestas peças.

 

Preparação e pintura de fundo antes da aplicação de antiincrustantes:

 

A condição de qualquer pintura existente é importante para oferecer uma superfície perfeita para o novo antiincrustante.

 

1)Se o antiincrustante for de compatibilidade conhecida, verificar as condições da camada de pintura existente. Remova qualquer pedaço solto e áreas lascadas usando um raspador. Enxágüe com água corrente e deixe secar antes de aplicar o novo antiincrustante.

 

2)Se a cobertura prévia estiver em condições precárias, deve-se remove-la com areia molhada ou com "interstrip".Lembre-se, jateamento com areia seca é perigoso em razão da poeira tóxica que se forma. Então, siga a preparação e a pintura de fundo para substratos expostos.

 

3)Se o antiincrustante for de origem desconhecida ou você tiver dúvidas em relação a compatibilidade, recomendamos fazer, primeiramente, a pintura de fundo com primer antiincrustante. Este foi especificamente desenvolvido para agir como uma barreira nestas circunstâncias; apenas uma camada é suficiente.

 

Aplicando o Antiincrustante:

 

A aplicação de antiincrustantes não é uma tarefa difícil, mas alguns pontos devem ser entendidos para que seja um trabalho mais fácil e para atingir o melhor desempenho possível.

 

1)Certifique-se de que a tinta está bem misturada antes da aplicação, já que contém componentes pesados que podem se assentar no fundo da lata.

 

2)Os métodos comuns de aplicação incluem rolos e pincéis.

 

3)Para a aplicação com rolos, um rolo pequeno de pelo de cabra angorá de pelo curto ou maior é a melhor opção, a não ser que exista qualquer disposição em contrario na lata. Como a tinta é pesada, um rolo de pelo curto exigirá menos esforço braçal, mas poderá demorar um pouco mais.

 

4)Para a aplicação com pincéis, recomendamos o uso de um pincel largo. O acabamento pode não ficar bom uma borda de navio, mas o tipo de pincel usado não é um elemento critico.

 

5)É bastante importante aplicar a espessura correta de antiincrustante, mesmo que isto signifique aplicar uma camada extra. Pessoas diferentes aplicam produtos em diferentes espessuras. Assim, tome cuidado para aplicar toda a tinta calculada, usando a tabela. A espessura recomendada é normalmente atingida pela aplicação de duas camadas.

 

6)Recomendamos uma camada extra nas extremidades de reboque e em chumbo, linha d'água, quilha e leme. Todas estas áreas são de alta turbulência onde o antiincrustante tende a se desgastar mais rapidamente. Isto se aplica aos dois tipos de antiincrustantes, corrosivo e duro.

 

7)Os tempos de sobre-pintura e imersão devem ser cuidadosamente seguidos já que são a maior causa de descascamento de antiincrustante, A água é um ambiente bastante agressivo para a tinta e, assim, é muito importante permitir que a tinta seque totalmente, particularmente antes do lançamento.

 

8)O thiner apropriado deve ser usado com a maioria dos antiincrustantes como um agente de limpeza de equipamentos. Isto não se aplica a todos; leia as instruções no rotulo antes da aplicação. A adição de thiner não é recomendável, mas até 10% pode ser adicionado para ajudar na aplicação em condições climáticas muito quentes ou na presença de ventos muito fortes.

 

Também aconselhamos que todos os equipamentos sejam lavados imediatamente após o uso.

 

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